Universidades voltam às aulas com 50% do pessoal

agosto 10, 2011
ASCOM/SINTESUF

Rio - As universidades federais do País retomam as aulas com grande parte dos seus funcionários técnico-administrativos em greve e possibilidade de adesão dos professores da rede. As secretarias só não vão estar fechadas amanhã devido à liminar expedida na sexta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que exige 50% dos servidores em atividade.

A liminar foi expedida pelo ministro Arnaldo Esteves Lima. Ele determinou que sejam mantidos em atividade nas instituições pelo menos 50%

dos técnico-administrativos sob pena de multa diária de R$ 50 mil contra a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e as entidades filiadas que comandam a greve nacional da categoria. A liminar foi pedida pelos reitores.

“É manifesto o perigo na demora, tendo em vista, por exemplo, a necessidade de manutenção das atividades administrativ as de encerramento do primeiro semestre letivo das universidades federais, inclusive com possível colação de grau de diversos alunos que concluíram seus respectivos cursos”, escreveu Arnaldo Esteves Lima.

“De fato”, observou o ministro, “o direito de greve dos servidores públicos deve ser assegurado, porém não de forma irrestrita, haja vista a necessidade de ser harmonizado com os princípios da supremacia do interesse público e da continuidade dos serviços essenciais”, completou o ministro na liminar.

 

Fonte: ALESSANDRA HORTO - O Dia{jcomments on}

Av. Aprígio Veloso, 822 - Bairro de Bodocongó, Campina Grande  - PB
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram