O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (SINTESUF/UFCG) comunicou à Reitoria da UFCG a paralisação das atividades dos servidores técnico-administrativos em educação nos dias 22 e 23 de maio de 2025. A decisão acompanha a deliberação nacional da FASUBRA Sindical, tomada em reunião realizada no dia 5 de maio de 2025.
A mobilização ocorre em razão da reunião agendada entre o Grupo de Trabalho do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (GT-PCCTAE) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), marcada para o dia 23 de maio, em Brasília. O encontro discutirá o Termo de Acordo nº 11/2024, com ênfase nas cláusulas 8ª, 9ª, 11ª e 13ª, que tratam de temas cruciais para o fortalecimento da carreira dos TAEs, além de outros pontos relevantes da pauta da greve.
“Essa paralisação é um ato legítimo de pressão e mobilização. Nossa categoria está atenta e exige que os compromissos assumidos com os trabalhadores sejam cumpridos. A discussão do Termo de Acordo precisa avançar com seriedade e responsabilidade”, afirmou Alessandro Francisco dos Santos, presidente do SINTESUF/UFCG.
No ofício encaminhado à Reitoria, o sindicato também solicitou que a informação seja repassada aos(às) pró-reitores(as), diretores(as) de centro e aos(às) gestores(as) dos hospitais universitários da UFCG.
Durante os dias de paralisação, poderão ocorrer impactos nos serviços administrativos, técnicos e de apoio à comunidade acadêmica. O SINTESUF reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores, a valorização do serviço público e o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade.
Mais informações sobre as mobilizações e deliberações nacionais podem ser acompanhadas pelos canais oficiais do SINTESUF.