SINTESUF DA UFCG REALIZA REUNIÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PARA DISCUTIR O ADICIONAL POR PLANTÃO HOSPITALAR

março 23, 2018

Na manhã da última quarta-feira, 21, no auditório do Hospital Universitário Alcides Carneiro, com a presença de dezenas de servidores, foi realizada uma reunião para discutir sobre o Adicional por Plantão Hospitalar (APH) e a ameaça de corte deste benefício, conforme acórdão da Justiça.

Na oportunidade, a Dra. Rosângela Farias, da Assessoria Jurídica do SINTESUF, respondeu aos questionamentos dos servidores presentes à reunião e disse que até o momento o HUAC não foi notificado oficialmente pela Justiça para adotar as medidas para o corte do APH.

Ao final, orientou aos servidores para não assinarem qualquer documento abrindo mão da carga horária de 30 horas.

A reunião também contou com a presença do Presidente do SINTESUF da UFCG, Mário Victor e dos Diretores Alessandro Santos, Kleberson Torres, Marcos Antônio Costa e Lindalva Farias.

REUNIÃO COM A SUPERINTENDÊNCIA DO HUAC

Após a reunião com os servidores, o Presidente do SINTESUF e Diretores do Sindicato participaram de audiência com o Superintendente do HUAC, professor Homero Gustavo Correia Rodrigues.

Foram discutidos, entre outros temas, o atendimento médico aos servidores da UFCG. O Superintendente esclareceu que a ideia de oferecer um atendimento aos servidores surgiu a partir de uma solicitação de um servidor que se sentiu prejudicado com o aumento excessivo do Plano de Saúde do qual era conveniado. O próprio Superintendente esclarece que também já havia pensado numa proposta similar, a de oferecer um atendimento médico aos servidores da UFCG, em função da demanda de outros funcionários que já o haviam procurado neste sentido.

Desta forma, Homero disponibilizou uma profissional (médica) para atendimento aos servidores do HUAC e encaminhou memorando ao Reitor da UFCG solicitando um espaço físico para instalação do consultório médico no campus universitário visando também o atendimento aos servidores do campus universitário. Ainda conforme o Superintendente, a UFCG sugeriu que esse atendimento fosse realizado no Posto Médico do campus Campina Grande, mas, segundo a médica, o Posto não ofereceria as condições necessárias para este serviço. Neste caso, Homero disse estar analisando uma outra possibilidade no atendimento dos servidores, para marcação de consultas e solicitação de exames seguindo os mesmos moldes do serviço disponibilizado aos funcionários do Hospital Universitário.

APH's

Sobre a possibilidade de corte do APH para os servidores que cumprem a jornada de 30 horas, o Superintendente disse que jà manteve contato com o Magnífico Reitor da UFCG, professor Vicemário Simões e com o Procurador Federal da UFCG, no sentido de buscar solução para a questão do APH.

Ao final da reunião, o professor Homero disse que irá buscar uma alternativa administrativa para resolver esse problema do APH. Segundo o Superintendente, será encaminhado ao Reitor um documento solicitando a manutenção do referido Adicional da maneira como se encontra atualmente e com as carências sendo supridas de forma gradativa, a medida que forem realizadas novas contratações pela EBSERH.

APRESENTAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO SINTESUF DA UFCG

Durante a reunião com os servidores do HUAC e também na audiência com o Superintendente do HUAC, o Presidente Mário Victor aproveitou a oportunidade para apresentar a nova Diretoria do Sindicato. "Estamos fazendo o que todo Sindicato que tem responsabilidade deve fazer, ou seja, defender e lutar pela categoria que representa", afirmou.

Mário acrescentou que tanto a reunião com os servidores quanto com a Superintendência do Hospital Universitário Alcides Carneiro, foram bastante produtivas. "Creio que a Dra. Rosângela Farias, da Assessoria Jurídica do SINTESUF, prestou os esclarecimentos necessários sobre o imbróglio que envolve o Adicional por Plantão Hospitalar dos servidores, deixando a categoria mais tranquila. Sobre a reunião com o Superintendente, acho que a implementação do atendimento médico aos servidores da UFCG é uma grande conquista para a categoria e uma iniciativa positiva por parte da Administração da UFCG", finalizou o Presidente.