Assim como fez com a campanha OUTUBRO ROSA, realizada no mês passado, e que conscientizava as mulheres sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama, o SINTESUF/INTERPB da UFCG mais uma vez se engaja em outro movimento de conscientização, desta vez para os homens.
Trata-se do NOVEMBRO AZUL, uma campanha de mobilização para a prevenção do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
Daí a necessidade de medidas preventivas para combater a doença, afinal, como diz aquele bordão: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.
Prevenção
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendável que todos os homens com mais de 45 anos façam um exame de próstata anualmente. Alguns especialistas dizem que o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído por outros tipos de exames, para uma avaliação mais precisa da doença.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.
Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.