Reitor da UFCG recebe a Diretoria do SINTESUF em audiência nesta segunda-feira

julho 6, 2021

A Diretoria do SINTESUF da UFCG participou, na manhã desta segunda-feira, 05, de uma reunião com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Antônio Fernandes Filho.

Acompanhada da Dra. Rosângela Herênio de Farias, da Assessoria Jurídica do SINTESUF, o presidente do Sindicato, Mário Victor, apresentou ao Reitor as recentes sentenças judiciais que confirma o SINTESUF como o único representante, de fato e de direito, da categoria dos servidores técnico-administrativos da UFCG, de Cuité a Cajazeiras.

Junto com as sentenças, Mário Victor também apresentou uma pauta de reivindicações ao Reitor, que aborda vários temas de interesse da categoria.

Sede Administrativa

O Presidente do SINTESUF mais uma vez solicitou ao Reitor que determinasse a desocupação do espaço físico hoje ocupado por uma entidade que não mais representa os interesses dos servidores da UFCG. Mário Victor justificou a necessidade do SINTESUF em oferecer aos servidores da UFCG um melhor atendimento, com um espaço físico mais estruturado. O Reitor afirmou que já está em andamento um projeto para construção de um prédio de 9 andares, próximo a Lagoa da UFCG, onde serão acomodados vários setores da instituição, como a Reitoria, Pró-Reitorias, SRH, entre outros. Afirmou também que haverá um espaço destinado para as representações dos segmentos que compõem a UFCG: DCE e Sindicatos dos docentes e tecnico-administrativos.

Eleições para as Câmaras e Conselhos da UFCG

O Presidente do SINTESUF solicitou ao Reitor providências para a elaboração do Edital visando as Eleições dos representantes técnicos junto aos Conselhos e Câmaras Superiores da UFCG. O Reitor afirmou que uma parte desse processo é de responsabilidade dos Centros, mas que a Reitoria estará adotando as providências necessárias para esse processo. Nesse ponto o Reitor afirmou que há, inclusive, uma necessidade de preencher as vagas pro Conselho Curador da UFCG.

Aquisição de EPI's para proteção dos servidores

Mário Victor solicitou ao Reitor uma atenção maior na questão dos equipamentos de proteção individual aos servidores da UFCG, quando do retorno às atividades presenciais. O professor Antônio Fernandes afirmou que realmente a quantidade de material que foi solicitado anteriormente não era suficiente pra atender todos os servidores, mas que já fez um novo pedido de material ao Ministério, de forma que possa contemplar a comunidade acadêmica no que se refere as medidas de proteção contra a COVID.

Reabertura do Posto de Saúde da UFCG

O Presidente do SINTESUF pediu ao Reitor que envidasse esforços no sentido de reabrir o Posto Médico do Câmpus Campina Grande, inclusive para atendimento clínico dos servidores e servir também como base para campanhas de vacinação contra a gripe, por exemplo. O Reitor afirmou que no próximo Edital de Concurso está previsto a contratação de um profissional médico que deverá atuar no Posto de Saúde da UFCG que será reaberto.

Reabertura do Restaurante Universitário

Outro tema constante na pauta foi a reabertura do Restaurante Universitário. Nesse ponto, o Reitor justificou que pretende reabrir o RU, inclusive oferecendo refeições também pros docentes e servidores técnico-administrativos. O professor Antônio Fernandes afirmou que poderá seguir o modelo que é feito, por exemplo, na USP, adotando a cobrança de um valor bem abaixo do preço normal de uma refeição para viabilizar este atendimento à comunidade acadêmica.

Nomeação de servidores técnicos para cargos estratégicos

O Presidente do SINTESUF reivindicou ao Reitor uma atenção especial para a nomeação de técnicos-administrativos em cargos estratégicos. O Reitor se mostrou favorável a essa perspectiva e já vem promovendo mudanças nesse sentido.

Voto paritário na UFCG

Sobre a paridade, o professor Antônio Fernandes afirmou que é favorável ao voto paritário sim. No entanto, ele argumenta que as entidades representativas dos segmentos da Universidade, devem pressionar a classe política para que seja alterada a Lei que trata sobre essa questão da eleição nas universidades. Inclusive se mostrou favorável ao fim dessa lista tríplice. Para o atual Reitor, bastaria que fosse encaminhado para o Ministério apenas o nome do vencedor do pleito eleitoral em cada instituição.

Avaliação da Diretoria

O Presidente do SINTESUF da UFCG e demais membros da Diretoria do Sindicato, consideraram a reunião com o Reitor bastante proveitosa.

"Fomos muito bem recebidos pelo professor Antônio Fernandes e foi uma oportunidade muito boa para apresentarmos ao Reitor da UFCG a nossa pauta de reivindicações", afirmou Mário Victor.

Mário Victor saiu da reunião bastante otimista e confiante de que, nas próximas semanas, teremos novidades para a categoria. "Estamos confiantes de que o professor Antônio Fernandes irá atender vários pontos da pauta que apresentamos hoje na reunião e isso nos deixa bastante otimistas e motivados para as lutas que teremos pela frente", concluiu o Presidente.