Ministério do Planejamento começa negociação salarial com servidores

março 27, 2015

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, recebeu na última sexta-feira, em Brasília os representantes de 41 entidades representativas dos servidores públicos federais. A reunião marcou o  início do processo de negociação para a  definição dos reajustes que serão implementados a partir de 2016. Durante as duas horas e meia de duração da reunião, quase duas horas foram dedicadas a ouvir e anotar as  reivindicações dos sindicalistas. A proposta apresentada pelos sindicalistas, de reajuste de 27,3%, equivale, segundo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a mais de 1% do PIB e não  haveria espaço na economia para conceder um aumento nessa  porcentagem.

TEC/SONORA: Ministro do Planejamento – Nelson Barbosa“A proposta que    eles fizeram realmente dá algo acima de 1% do PIB, é uma proposta que não é   possível atender, não há espaço fiscal para atender essa proposta de imediato   até 2016. Vamos trabalhar dentro do nosso espaço fiscal. A capacidade de   crescimento da economia que diz o quanto a sociedade brasileira, não é o governo, o quanto a sociedade brasileira tem de recursos disponíveis para pagar  a folha do seu funcionalismo.”

O secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, explica que a negociação vai ser baseada em três aspectos.
TEC/SONORA: secretário de Relações de Trabalho – Sérgio Mendonça
“A primeira é que vai ser uma negociação centralizada, através do Ministério do Planejamento, e para isso ele tem uma secretaria especializada, que é a nossa aqui, a Secretaria de Relações do Trabalho no Serviço Público; o segundo ponto, é tentar a busca de um  acordo plurianual, foi uma diretriz apontada pelo ministro na reunião; e o terceiro ponto é uma tentativa da redução da despesa de pessoal em relação ao PIB, que hoje é de 4,3% do PIB.”

LOC/REPÓRTER: Durante a reunião também foi apresentado um calendário das negociações. O mês de abril vai ser utilizado para realizar estudos e reuniões. As negociações devem ser concluídas até julho. A proposta salarial vai fazer parte do Projeto de Lei Orçamentária Anual, enviado ao Congresso Nacional até dia 31 de agosto.
Fonte:Ministério do Planejamento
imagem:A voz da Vitária