EM AUDIÊNCIA COM O REITOR DA UFCG SINTESUF DEFENDE O VOTO PARITÁRIO PARA ESCOLHA DOS DIRIGENTES DA UNIVERSIDADE

fevereiro 20, 2024

Em audiência com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Antônio Fernandes Filho, realizada na manhã da última segunda-feira, 19, a Diretoria do SINTESUF discutiu com o Reitor, entre outros temas, a realização de eleições para escolha dos servidores técnico -administrativos junto aos Conselhos e Câmaras Superiores da instituição e também uma velha bandeira de luta do Sindicato, o voto paritário para escolha de Reitor e Diretores de Centro.

O Reitor ouviu atentamente as reivindicações apresentadas pelos Dirigentes Sindicais e salientou a importância da representação dos técnicos nos Conselhos e Câmaras Superiores da instituição, adiantando que estará adotando as providências necessárias para a realização deste processo eleitoral nos próximos dias.

Para Mário Victor, Presidente do SINTESUF da UFCG, a reunião foi bem proveitosa e resta agora esperar pelo atendimento das demandas que foram apresentadas ao Reitor pela Diretoria do Sindicato.

Mário Victor destacou também a atuação e a luta do SINTESUF da UFCG, desde a sua fundação até o momento, pela implementação do voto paritário nas eleições para escolha do Reitor e também dos Diretores de Centro, na Universidade Federal de Campina Grande, reafirmando "a necessidade de unir forças ao lado do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das Associações dos Docentes, uma vez que já estivemos juntos em outras trincheiras de lutas, por isso esperamos que essas entidades representativas também se engajem nessa peleja pelo voto paritário".

"Acreditamos que o envolvimento destas três entidades representativas, SINTESUF, Associações dos Docentes e DCE, fortalecerá este movimento democrático e a luta pelo voto paritário para escolha de Reitor e Diretores de Centro da UFCG", acrescentou o Presidente do SINTESUF da UFCG.

DEMANDAS DOS CAMPI DO INTERIOR

A reunião com o Reitor também contou com a participação dos Diretores Sindicais Kleyton Klaus Guedes de Souza e Manoel Messias, representando, respectivamente, as Secretarias Sindicais dos campi de Cuité e de Patos, os quais apresentaram as reivindicações dos servidores lotados naquelas unidades.

O Diretor Kleyton Klaus, levantou questões sobre a Capacitação dos Técnicos-Administrativos de Cuité, argumentando que, na visão destes, "falta uma diversidade de cursos que atendam a alguns setores, como, por exemplo, Psicologia, Tecnologia da Informação e Biblioteconomia". O Diretor Sindical ainda acrescentou que existem propostas de Cursos enviadas à SRH para serem ministrados por técnicos deste Campus, e que ficam muitas vezes essas propostas ficam engavetadas e sem resposta.

Com relação à questão da capacitação, o Magnífico Reitor informou que é feito um levantamento sobre quais os tipos de capacitação que a comunidade deseja e que a área com maior número de interessados é a contemplada. Sobre a segunda situação, o Reitor disse que algumas propostas não passam, já que são caras e dependem da questão orçamentária, mas não afirmou se este é o caso de alguma demanda do Campus Cuité.

O Diretor Sindical Cleyton Klaus questionou também se a Reitoria pleiteia novas Funções Gratificadas (FGs) para os campi. O Reitor da UFCG afirmou que a falta de gratificação para todas as Chefias que tem esse direito se arrasta desde o desmembramento da UFPB para criação da UFCG, alegando que a UFPB ficou com a maioria das FGs.

Para o Presidente do SINTESUF da UFCG, a reunião com o Reitor foi bem positiva, abordando temas de interesse da categoria. "O SINTESUF da UFCG cumpre o seu papel na defesa dos servidores e como interlocutor nas lutas que envolvem o interesse da categoria", finalizou.