2012: uma década do SINTESUF da UFCG

dezembro 8, 2011

O ano de 2012 promete ser especial para o legítimo representante dos servidores que formam a base territorial da Universidade Federal de Campina Grande, já que o SINTESUF completa uma década de existência.

Há quase dez anos, quando a Universidade Federal da Paraíba foi desmembrada, surgindo a Universidade Federal de Campina Grande, esperava-se que todas as entidades representativas dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica também cortassem o “cordão umbilical” com a UFPB e passassem a atuar de maneira independente, voltadas exclusivamente para os seus associados, agora na academia recém-criada.

E quase todas as entidades adotaram essa postura de independência. Foi o caso da Associação dos Docentes que passou de ADUFPB para ADUFCG, a representação estudantil com o novo DCE-UFCG, a Associação dos Aposentados com a criação da ASAP (antes era ASIP da UFPB), só para citar alguns casos.

No entanto, a representação dos servidores em Campina Grande não teve a coragem de romper com a Direção do SINTESPB, baseada no campus da UFPB, em João Pessoa. Isso porque tal decisão iria provocar uma queda considerável no montante arrecadado com as consignações oriundas da mensalidade sindical de cada associado. O jogo de interesses de determinados grupos falou mais alto naquele momento.

Só não contavam que havia na UFCG um outro grupo de servidores que pensavam a representação sindical de maneira diferente, com perspicácia, com sagacidade, vislumbrando um entidade com atuação independente, sem atrelamento à administração superior e voltada exclusivamente para defender os interesses dos servidores da nova UFCG.

Foi assim que surgiu o SINTESUF. Cumprindo todos os ditames legais desde a sua fundação e, recentemente, no ano de 2010, com respaldo - por sentença, em última instância - do Tribunal Superior do Trabalho, como o legítimo representante dos servidores da Universidade Federal de Campina Grande.
Que venha 2012!!

A reflexão fica por conta da categoria.{jcomments on}