Na tarde desta quarta-feira, 29 de outubro 2025, a Diretoria do Sintesuf/Intepb esteve reunido com o Secretário de Recursos Humanos da UFCG, Professor; Alan Gustavo Freire da Silva, para discutir os impactos e as possíveis aplicações da Instrução Normativa nº 54, de 20 de maio de 2021, a qual estabelece os critérios e procedimentos obrigatórios.
Durante o encontro, o secretário tranquilizou a categoria, afirmando que “a gestão não tomará nenhuma posição intempestiva que venha causar prejuízo aos servidores”. A declaração foi recebida com atenção pela direção sindical, que reforçou a importância do diálogo permanecer aberto e respeitoso entre a instituição e o sindicato.
O SINTESUF destacou que a Instituição tem autonomia que sobre põe a IN, por tanto, cabe a UFCG acatar ou não a Instrução Normativa enviada pelo MGI e recebida pela UFCG.
O secretário informou que encaminhara à Procuradoria Jurídica e à CLN - Coordenação de Legislação e Normas da UFCG, consulta com o objetivo de buscar o melhor encaminhamento jurídico e administrativo.
Ao final da reunião, o SRH reforçou que não haverá nenhuma medida imediata que cause prejuízo à categoria, e orienta quanto aos registros de ponto durante os dias de paralisação:
Para quem utiliza o sistema eletrônico PSI, deve ser aplicado o código 065 – falta por motivo de greve;
Já para quem assina o ponto manualmente, recomenda-se inserir uma justificativa explicando o motivo da ausência.
O SINTESUF destaca que segue acompanhando de perto o tema, reafirmando seu compromisso em defesa dos categoria.
SINTESUF – Sindicato de Lutas!