Democracia de verdade, só com paridade na UFCG!

agosto 23, 2024
ASCOM/SINTESUF

No dia 27/08, às 9h, no auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, ocorrerá a 170ª Reunião Ordinária do Colegiado Pleno da UFCG, que tratá como um dos pontos de pauta a paridade nas consultas para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a), bem como de diretor(a) e vice-diretor(a) dos Centros da UFCG.

Durante a Greve da Educação Federal, realizada neste ano, os técnicos(as) administrativos(as) da UFCG preparam um abaixo-assinado em que reivindicam a paridade na Instituição. O abaixo-assinado já tem mais de 500 assinaturas e ainda pode ser assinado por meio do Processo SEI 23096.019643/2024-96.

Na UFCG, somos 1.318 servidores(as) técnico-administrativos(as), 16.589 estudantes de graduação e 2.348 estudantes de pós-graduação, o que revela o quão expressiva é a participação de TAEs e discentes no cotidiano da UFCG, sujeitos que, da mesma forma que os(as) docentes, garantem a existência e promovem a excelência de nossa Universidade.

No entanto, a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a), e de diretor(a) e vice-diretor(a) dos Centros da UFCG, ainda adota o modelo que mantém a sub-representação dos(as) discentes e dos(as) TAEs, por meio da proporcionalidade de 70% para os(as) docentes, 15% para os(as) discentes e 15% para os(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação.

Em levantamento realizado no ano de 2019, pelo Sindicato dos TAEs da UFRGS (ASSUFRGS), constatou-se que a maioria das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (63%) praticam o voto paritário. Atualmente, esse percentual é ainda maior. Vale lembrar que, neste ano, nossa vizinha, a UFPB, aprovou a paridade no Conselhor Superior da Universidade.

A eleição de reitores(as) e diretores(as) revela a disputa de concepções e rumos para nossa Universidade. Por isso a paridade é tão importante, pois ela legitima o projeto escolhido pela maioria da comunidade acadêmica.

Convocamos estudantes e técnicos(as) administrativos(as) a se mobilizarem para defender um processo democrático em nossa UFCG!

Av. Aprígio Veloso, 822 - Bairro de Bodocongó, Campina Grande  - PB
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram