Nas vésperas do dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Câmara dos Deputados vai debater o direito de greve dos trabalhadores. Em audiência pública na Comissão do Trabalho e Administração Pública, marcada para a próxima terça-feira (25/10), as centrais sindicais e o governo vão discutir as propostas que serão transformadas em projeto de regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), demanda antiga dos servidores públicos.
Justamente por não ter questões como o direito de
greve regulamentadas, os sindicatos se debatem com o governo todos os anos para definir os reajustes salariais a serem concedidos à categoria. Os servidores técnico-administrativos das universidades federais, por exemplo, fizeram 120 dias de greve este ano para conseguir aumento. Mas nada feito. O governo simplesmente disse que não negociaria com trabalhadores que cruzassem os braços.
A audiência, que será realizada às 14h30 da próxima terça-feira no Plenário 3 da Câmara, tratará também de assuntos como a organização sindical e a negociação coletiva, itens da pauta da regulamentação da Convenção 151, que estabelece diretrizes para as relações de trabalho no setor público e deve virar lei até o fim do ano.
Fonte:Correio Brasiliense{jcomments on}