SINTESUF E FASUBRA - Um novo marco para a história sindical de Campina Grande

outubro 24, 2024
ASCOM/SINTESUF
O dia 23 de outubro foi marcado de muita comemoração, pois além de comemorar o dia do servidor público, o sindicato da UFCG , que defende os direitos dos servidores, tiveram mais uma vitória, a filiação e reconhecimento justo da FASUBRA. Um acontecimento que se torna um divisor de água para o SINTESUF e que traz para esse grupo a estabilidade e o apoio necessário para que o sindicato que visa um ambiente mais harmonioso, seguro e com direitos garantidos aos trabalhadores da universidade federal de Campina Grande, possam continuar a luta e assim conquistar cada vez mais direitos consolidados. Existem muitas pautas a se debater em torno da realidade dos servidores públicos não só em Campina, como no Brasil todo, mas com certeza esse reconhecimento é um passo importante, que passa a promover um olhar diferente ao sindicato legítimo da UFCG.

"Esse reconhecimento é de grande importância a história de nossa luta sindical aqui na UFCG, pois trará a estabilidade precisa, onde consolida o nosso sindicato como a instituição legítima para defender os interesses da categoria", afirma o atual presidente do SINTESUF Mário Victor Beserra Vasconcelos. A  festa em comemoração ao dia do servidor e a vitória conquistada juntamente a FASUBRA, foi marcada de muitos encontros e trocas de ideias, onde figuras importantes e representativas marcaram presença, tendo direito a breves discursos e palavras de apoio a luta sindical. Mas assim como teve comemoração e palavras de incentivo a luta do sindicato, houve momentos sérios e de observações contundentes, como a exemplo das palavras proferidas pelo fundador do SINTESUF João Luís, onde em discurso trouxe sua indignação com relação à reitoria ser omissa com a luta sindical e principalmente pelo fato da atual gestão da UFCG não promover diálogo e tampouco melhorias a categoria de servidores. "Em um dia especial, eu queria aqui a autoridade da universidade, entregando alguma coisa para nossa categoria", enfatizou o fundador do sindicato no início do seu discurso. Além de rememorar a trajetória sindical ao longo de vinte e sete anos, João Luís salientou a importância da democracia dentro dos âmbitos institucionais, destacando que a UFCG não era mais apenas Campina Grande e sim outros polos, que diálogo deve ser exercido para todos e parabenizou as figuras de importância presentes na festa, afirmando que elas estavam exercendo verdadeira democracia e boa política.

Além da diretoria geral do SINTESUF, que inclui o vice-presidente Assis, figuras importantes passaram pela festa de comemoração, entre elas a presença dos professores e pré-candidatos a reitoria, Camilo e Fernanda, onde em discurso parabenizaram a trajetória sindical do SINTESUF e evidenciando máximo respeito a categoria. Assim como a Chapa formada pela professora Angélica e pela professora Lena do CH, onde trouxeram uma carta aberta de compromisso com cada servidor da instituição, onde firmaram que em caso de chapa eleita a reitoria, os servidores terão posições de destaque no corpo institucional da UFCG. Além dos professores, a festa recebeu a presença do presidente do SINSTEPB da UEPB, Fernando Borges, que parabenizou e demonstrou total apoio a luta do SINTESUF. Os representantes da FASUBRA Eurides e Mauro também marcaram presença fundamental nesse momento festivo e de consolidação.

Um dia comemorativo que trouxe muitas expectativas para projetos futuros que buscam mais inclusão, direitos e conquistas para cada trabalhador da Universidade Federal de Campina Grande, um marco para a história e resistência sindical da cidade.

Texto: (Victor Bernadelli)

Av. Aprígio Veloso, 822 - Bairro de Bodocongó, Campina Grande  - PB
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram